13 fevereiro 2015

INCREDIBLE HULK (Vol. I) #1


The Strange case of Dr. Jekyll and Mr Hyde, publicado em 1886, um romance do escocês Robert Louis Stevenson, com sua trama de investigação sobre a misteriosa transformação de Dr. Henry Jekyll em Edward Hyde, oferece as bases para o que seria a história de um homem atormentado pelo monstro que habita dentro de si. O médico e o monstro, o bem e o mal, o dualismo presente em alguma medida em todos nós. What if esse monstro pudesse eventualmente assumir o controle?

Esta edição é o ponto de partida para a jornada de Bruce Banner, um cientista responsável pelo desenvolvimento de armas gama. Rick Jones, um rebelde adolescente, ao invadir uma área militar em que se testava a bomba gama, é salvo no último instante pelo desesperado cientista, sem evitar, entretanto, que a explosão radioativa atingisse a si mesmo.

Neste ponto, precisamos apreciar a sequencia que se apresenta pela arte genial de Jack Kirby. Muito embora não difira muito de outros trabalhos seus, o que podemos presenciar aqui é o eficiente trabalho do artefinalista Paul Reinman em robustas linhas para realçar o jogo de sombras proposto por Kirby. O desespero eternizado de Banner é icônico.

Apesar da continuidade do personagem trabalhar bem a questão da raiva destrutiva personificada, neste início, o que se apresenta é um monstro frankesteiniano bruto, mas ainda dono de suas atividades intelectuais, um tanto automático em suas ações, é verdade, demonstrando em certo momento uma megalomania.
 
Ian Sharman, em seu blog, traz um interessante subsídio a se pensar:
“Na verdade, este é um conto muito mais interessante da então tradicional narrativa "Hulk Esmaga!". Stan e Jack combinam elementos de uma série de histórias de monstros clássicos ... o lobisomem, Dr. Jekyll e Mr. Hyde , e monstro de Frankenstein ... para criar um personagem que tem provado ser tão duradouro quanto eles.” (tradução livre)
 


E cinza. A primeira representação do personagem é nesta cor, que só mudaria no próximo número da revista, e em virtude de falhas de impressão da gráfica. Além disto, suas transformações não são acionadas por ira, mas pela chegada da noite.


 
Em sua segunda parte, Incredible Hulk apresenta um tema típico da época: a guerra fria. Neste contexto B. Banner e Rick Jones são sequestrados e levados para solo comunista de forma que o cientista consiga reverter a condição da criatura chamada de Gargoyle, cujo grande intelecto, entretanto, se perderá na transformação.

É interessante notar que existe uma contraposição clara retratada entre o caráter monstruoso, porém de intelecto brilhante, a serviço do governo comunista e a recuperação da humanidade, culminando em uma morte virtuosa e martírica do personagem Gargoyle, ao explodir a base militar em que servia, o que possibilita o retorno de Banner e Jones.

 
Enfim, há de se mencionar que Hulk é a história do homem Bruce Banner atormentado por sua duplicada literalmente liberta das amarras convencionais, que encontra auxílio no jovem Rick Jones, o amor incondicional de Betty Ross e a perseguição obsessiva do General Ross.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails