23 janeiro 2007

GRANDES HERÓIS MARVEL 15 (Abril Ed./87)


Argumento: John Byrne
Arte: John Byrne
Arte-Final: John Byrne
Cores: Andy Yanchus

A capa da edição americana #12 traz como título:"E um certamente deverá morrer". Intrigante, ao menos, se pensarmos que a Tropa Alfa surgiu como grupo coadjuvante para as histórias dos X-Men. Como merecer uma edição inteira de Grandes Heróis Marvel? Uma razão apenas: John Byrne.

Eu nunca fui fã de Byrne, achava seus desenhos muito característicos dos anos 80. E enquanto Jim Lee explodia nos mutantes no início dos anos 90 e influenciava uma década inteira, Byrne parecia estacado no tempo. Mas falo apenas de arte. Um assunto um tanto subjetivo.

Lendo esta revista quase vinte anos depois, eu tenho que me retratar: a história é fantástica! A trama é aparentemente sem brilho, pois ele capta o leitor gradualmente. A arte é melhor ainda do que nos X-Men, acho que era inspiração patriótica. Os personagens têm profundidade, individualidade, são bem manejados e suas diferenças são bem interessantes. Este é o caso de Pigmeu e a luta do dia-a-dia com seu próprio corpo e dos irmãos Aurora e Estrela Polar.

Temos a participação da Tropa Ômega e de Wolverine, já na última parte da revista.
Enfim, MacHudson, o Guardião, é enganado e levado a acreditar que irá trabalhar para uma empresa americana. No entanto, algo estava reservado para ele, uma vingança levada às últimas conseqüências. Grande história.


Na verdade, trata-se de um clássico das mãos de Byrne. A Tropa Alfa perde um de seus mais emblemáticos elementos e o post diz tudo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails