Publicado originalmente em: Batman: The Cult #1 (1988).
Batman: "Parte 1: Provação"
Argumento: Jim Starlin
Arte: Bernie Wrightson
Cores: Bill Wray
Investigando uma série de misteriosos crimes, o cavaleiro das trevas é levado aos confins do submundo de Gothan, em que os outrora excluídos sociais encontram aceitação e identidade na formação de um obscuro grupo religioso. Eles pregam a palavra centenária do xamã Blackfire, impondo seu conceito próprio de justiça. Essa é uma jornada que tragará Batman aos limites de sua sanidade.
Nota: 4/5
Opinião: Clássico! Era a época das graphic novels, das histórias adultas, do renascimento da indústria dos quadrinhos... Grande texto, grande arte! Batman é questionado radicalmente naquilo que o diferencia dos outros heróis: sua racionalidade.
Um comentário:
Pouco mais que lixo anti-católico. Acaba também por fazer passar o Batman por um liberal mais preocupado com os criminosos do que com as victimas, o que trai a origem do heroi e a intenção do seu criador.
Infelizmente a história em si também não vale grande coisa, e as vezes não faz sentido, outras vezes é ligeiramente infantiloide, aos estilo anos 50 (Robin tropeça em latas nos tuneis e alerta o culto).
Nem a arte de Wrightson parece estar no seu máximo, o que é um crime.
Na altura haviam algumas GNs clássicas e de culto, mas esta não me parece uma delas.
PS-na versão em Pt eles trocaram "Deacon" por "Xamã", pelos vistos.
Postar um comentário