21 janeiro 2007

MARVEL ESPECIAL 2 (Abril Ed./86)

Argumento: Stan Lee, John Romita, Roy Thomas e Gerry Conway
Arte: Jonh Romita e Gil Kane
Arte-Final: Jim Mooney, John Romita, Frank Giacoia, Tony Mortellaro
Cores: Dave Hunt
Capa da edição brasileira de Watson Portela




A editora Abril presentou a todos os fãs do Homem Aranha com este especial publicado em dezembro de 1986, que agrupa um arco de histórias com o Duende Verde e que altera a vida de Peter Parker. Por que? Porque traz como desfecho a morte de Gwen Stacy, o primeiro amor na vida do herói.



A revista é divida em três partes publicadas nos EUA ao longo de três anos. A primeira, magnificamente desenhada por John Romita, trata-se de um especial, em preto e branco na versão americana, que se desenvolve em torno da amnésia de Norman Osborn em relação ao seu verdadeiro ego, o Duende Verde. Peter Parker acompanha de perto esperando que o pior não aconteça. Mas acontece. Nesta época, Mary Jane e Gwen disputavam Peter. Até o professor Warren (posteriormente o Chacal) faz uma ponta.

A segunda parte traz uma história em torno do polêmico tema das drogas, na época, vetado pelo Comics Code. Não há muito o que dizer, apenas que Stan Lee é um gênio. Sua abordagem é limpa e contínua. Não há "forçação de barra". Um cara que angustiado recorre às drogas como mediação para seu sofrimento, no caso, o melhor amigo de Peter, Harry Osborn. Além deste problema, o perigo da revelação de sua identidade e o medo que isto acarretasse consequências terríveis em sua vida. Como manejar a situação do ponto de vista do herói e do ser humano, afinal, o Duende Verde é Norman Osborn, o pai de Harry, e enfrenta um período de grave confusão mental. Também, a saudade de Gwen, que estava na Inglaterra...


A última parte, com argumentos de Roy Thomas e Gerry Conway, mudou esta perspectiva e, de certa forma, o rumo dos personagens Marvel. Ainda na difícil tarefa de conciliar todos os laços deste nó construído ao longo da revista, Peter se vê em seu pior pesadelo: a pessoa que mais ama envolvida nos percalços do Homem Aranha. O que irá se seguir é completamente eletrizante, a busca alucinada para alcançar o Duende antes que seja tarde demais. Mas, já era tarde demais... Vemos um Peter Parker completamente enfurecido em busca de vingança, uma vingança que nunca traria o sentimento necessário a reparar esta perda. Uma conclusão que ele mesmo chegaria ao final da história. Brilhante.



Não há muito mais o que dizer que já foi dito, apenas que trata-se da morte de Gwen Stacy.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails