05 agosto 2011

SUPERAVENTURAS MARVEL #46

Editora Abril

Marvel Comics

Formatinho (84 páginas)

Abril/1986

Originalmente publicado em:
Daredevil vol 1 #158 e 159 (1979);
Alpha Flight vol 1 #2 (1983);
Uncanny X-Men vol 1 #142 (1981).


Demolidor: "O arauto da morte"
Argumento: Roger McKenzie
Arte: Frank Miller
Arte-Final: Klaus Janson

Edição histórica, a Abril costuma cravar um selo "Grandes Momentos Marvel", que traz Frank Miller, pela primeira vez, ilustrando as histórias do homem sem medo. A Wikipedia me diz que, com a saída de Gene Colan do título, somada às baixas vendagens, Miller enxergou a oportunidade de agregar um gênero de histórias, que tanto apreciava (policialescas), com a inserção de um super-herói. Além de tudo, seu estilo noir arrebatou os fâs, alavancando as vendas e recolocando o título na periodicidade mensal.

Afora o contexto histórico, é de se notar a já qualidade gráfica peculiar de Miller: cenários detalhados, dinâmica explosiva, abuso de sombreamento; enfim, elementos millerianos em sua gênese, hoje tão caros aos seus fãs.

O vilão Arauto da Morte, outrora Eliminador, contratou o Trio Fatal para sequestrar Matt Murdock e dar cabo ao seu plano de vingança. O advogado foi o responsável por sua transformação.

Historinha nota 5, batida. Esse trio de aberrações já vi tantas e tantas vezes. O que vale mesmo é a arte de Miller que funciona muito bem com Janson finalizando.

Demolidor: "Marcado para morrer!"
Argumento: Roger McKenzie
Arte: Frank Miller
Arte-Final: Klaus Janson

Em primeiro lugar, temos a primeiríssima aparição de Tucão, na edição americana. Nunca entendi porque diabos a Abril resolveu traduzir o nome original, Turk, em Tucão. Personagem secundário, porém recorrente a todo momento na cronologia daredeviana.

A história gira em torno de um assassinato encomendado por um tal Sr. Poindexter (quem será...). Eric Slaughter, antigo inimigo do Demolidor, orquestra uma emboscada ao herói, que obviamente fracassa. Mas isto fazia parte dos planos do Sr. Poindexter, que a tudo observa meticulosamente.

Esta edição é melhorzinha. Introdução de coadjuvantes, promessa de bons conflitos no futuro, um algoz importante para o desenrolar das ideias de Miller aparecendo ao final. Aliás, FM mostrando a que veio, com a arte sustentando o interesse pelo título.

Tropa Alfa: "Sombras do passado"
Argumento: John Byrne
Arte: John Byrne

Segunda edição americana traz Marrina e sua origem, contada por Víndix. Marrina sempre me impactou pela forma que ela se reproduz. Isto meio que se tornou um trauma de criança, rs... não consigo lembrar em que número.

A trama é simples: em meio a um exercício da Tropa, Marrina, sentindo-se confusa, ataca gravemente Pigmeu e foge pelo mar. Os heróis a perseguem para evitar um conflito internacional.

Acho interessante a forma como Byrne consegue envolver todos os personagens, ao mesmo tempo que habitua o leitor com os novos heróis. A narrativa é fluída e coesa. A origem de Marrina desemboca no clímax da história. O cara é um mestre, mesmo...

X-Men: "Jornada mental"
Argumento: Chris Claremont e John Byrne
Arte: John Byrne
Arte-Final: Terry Austin

Conclusão da histórica saga Dias de um futuro esquecido: Kitty Pride retornou ao passado para impedir que a Irmandade de Mutantes assassine o senador Robert Kelly e, assim, impeça o futuro apocalíptico. Enquanto no passado o futuro depende dos resultados das ações da mutante Sina, no futuro, os mutantes não resistem ao devastador poder dos Sentinelas modificados, confiando apenas Kitty.

Esta é aquela história paradigmatica, definidora das linhas de desenvolvimento futuro das tramas mutantes. Embora, tenham que retornar ao passado para consertar o futuro, qualquer ação terá consequências. Esse é o trunfo dos autores, pois, dessa forma, abriram o caminho de referência a esta saga. O futuro nunca poderá ser consertado, mas reescrito. Não raro, autores bebem desta mesma água.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails