16 julho 2011

GRAPHIC NOVEL #7

Editora Abril

DC Comics

Graphic Novel (84 páginas)

Janeiro/1989

Originalmente publicado em:
Batman: Son of the Demon (1987)









Batman: "O filho do Demônio"
Argumento: Mike W. Barr
Arte: Jerry Bingham

A década de 80 testemunhou o início de um tratamento editorial das revistas em quadrinhos, aqui no Brasil, mais sofisticado. Também pudera, com a enormidade de obras-primas, era o mínimo a se esperar! Este segmento, as Graphic Novel, representa um salto de qualidade, neste sentido.

Ao fã mais recente, temos aqui uma das menos conhecidas aventuras do homem-morcego. Uma saga incomum, porém, cativante. Elementos da natureza do Batman, muito pouco explorados, são utilizados engenhosamente por Mike W. Barr, de forma que o leitor tenha acesso ao lado pouco racional do herói. A ideia foi bem recebida à época, e foi com esta edição que a DC retornou ao primeiro lugar em vendas, depois de 15 anos (muito embora, tenha originalmente saído em hardcover, pela bagatela de $14,95!).

Ao frustrar um sequestro orquestrado por um grupo de terroristas, o cavaleiro das trevas é salvo por Tália al Ghul, filha de seu inimigo Rã's. Eles acabam descobrindo que os terroristas pertenciam à organização do misterioso Qaym, estreitamente ligado ao general Yossid, da Golatia, Entra em cena o detetive. As conclusões do herói sobre um assassinato o levam a crer em um envolvimento de Rã's. O vilão revela-lhe que Qaym é seu perturbado afilhado que lhe prometeu vingança. Ele necessita dos préstimos de Batman para combater essa ameaça, porém, oferece-lhe a mão de sua filha. O que se segue é o acolhimento do cavaleiro das trevas como se fosse seu filho.

Para deter Qaym, o grupo de Rã's, liderado por Batman, invade a a base do general na Golátia, mas falha em deter o lançamento do satélite capaz de controlar mudanças climáticas. No retorno, Tália revela estar grávida.

Qaym descobre a localização do complexo de Rã's al Ghul e o ataca de surpresa. Ele está em busca do famoso poço de Lázarus e não mede esforços para consegui-lo. Entretanto, a invasão é repelida com a ajuda do homem-morcego. Ele, porém, se nega a ajudar Rã's a derrotar Qaym. É fácil de se imaginar o final, não?

O eixo central da trama gira em torno da paternidade - como ela causou Batman, como ela causa Tália, como ela força o desvirtuamento de valores no herói quando se depara com uma possível perda de seu herdeiro, como também, na maneira de se relacionar com um de seus maiores inimigos: Rã's al Ghul. Até a motivação de Qaym pode ser explicada por este aspecto. É interessante notar o quão ressentido com a morte dos pais Bruce Wayne é. A forma amarga de lidar com a vida contrasta com a sua própria paternidade, pois vemos um Batman agindo com conveniência e covardia. O medo de perder seu filho é maior do que o senso de justiça, tão presente em seus julgamentos. Também é possível observar a necessidade de Rã's em ter um sucessor. Ele elege o homem-morcego como filho quase que de imediato. Não, por acaso, Batman, o amado, tem de enfrentar o outro "irmão", Qaym ou Caim. É Mike W. Barr se referenciando na mítica história de Abel e Caim. Aqui, o sacrifício de Abel pago só nos é revelado na última página.

Bela história! Mesmo tendo o tema sido, também, abordado, só que por outro viés, no mesmo ano em que foi publicada lá, nos EUA (Batman Ano Um).

A arte muito sóbria e competente de Bingham apenas engrandece esta edição.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails